Zepolle – O doce do dia de São José

Antes de mais nada vale dizer que este artigo foi idéia da minha querida mãe. Ela celebra o dia de São José todos os anos, e consequetemente quem tem o prazer de estar com ela, come esse doce de lamber os beiços. Além disso, a foto acima também é dela.

Zeppole é um doce tradicional italiano, especialmente popular na região da Campânia, que é feito em homenagem a São José, o padroeiro da Itália. Ele é consumido em 19 de março, o Dia de São José, que também é celebrado como o Dia dos Pais na Itália.

O doce é feito de uma massa frita em óleo, com açúcar em pó polvilhado por cima e geralmente recheado com creme, geleia ou ricota. Há diferentes variações da receita em diferentes partes da Itália e em todo o mundo, mas a versão mais comum é a zeppole di San Giuseppe, que é feita em forma de rosquinha e logo depois recheada com creme de pasteleiro.

A tradição de comer zeppole em homenagem a São José é antiga, remontando ao século XIX. Acredita-se que os pescadores italianos começaram a celebrar o dia de São José como um dia de agradecimento por sua proteção e bênção ao mar e aos pescadores. Dessa maneira eles faziam grandes banquetes, incluindo zeppole, para comemorar a ocasião.

Atualmente no Brasil, algumas confeitarias preparam os Zeppoles somente para o dia de São José. Se você estiver interessado em experimentar essa delícia, é importante verificar se a confeitaria produz o doce antes de ir até lá. Afinal, vale a pena experimentar algo novo nessa data tão tradicional.

Conheça outros doces que são associados a Santos ou datas festivas

Stollen – Alemanha

Esse pão doce de Natal, com frutas secas, especiarias e marzipã, é originário da Alemanha e está associado ao santo cristão São Nicolau. Um documento de um mosteiro próximo a Leipzig, em Naumburg (perto de Leipzig), mencionou-o pela primeira vez em 1330.

Na Idade Média, a Igreja Católica promovia o Advento, um período de quatro semanas de preparação para o Natal, que incluía o jejum e a abstinência de carne. Como resultado, os stollens, que eram feitos sem carne ou qualquer outro produto de origem animal, se tornaram uma opção popular para os cristãos que seguiam essas práticas religiosas. Além disso, devido ao fato de que o alimento podia ser conservado por um longo período de tempo, as pessoas podiam se preparar para o Natal com antecedência, sem precisar fazer novas preparações culinárias durante o período de jejum.

Com o tempo, o stollen se tornou uma tradição natalina na Alemanha e em outras partes do mundo. As pessoas o consomem principalmente durante o período do Advento e no Natal.

Você já tinha ouvido falar desse pão? Compartilhe com a gente!

Rosca de “Reyes” – México e outros países de língua epanhola

As pessoas que falam espanhol celebram um feriado importante em 6 de janeiro chamado Epifania. Eles comemoram a visita dos Magos do Oriente a Jesus com um pão especial chamado Rosca de Reyes. Esse pão é feito como um presente especial e é chamado de “Anel do Rei”, já que parece uma coroa de rei incrustada de joias.

Esse conceito de pão foi visto primeiramente na Roma antiga e então foi trazido para a França e incorporado às celebrações cristãs. Eventualmente, os espanhóis começaram a fazer a rosca de reyes para a Epifania.

E na sua casa? Vocês costumam celebrar o dia de Reis?

Folar de Páscoa – Portugal

Esse pão doce é um prato tradicional da culinária portuguesa e tem origem no sul do país. Ele é feito com ovos, açúcar e farinha, juntamente com limão, raspas de laranja e anis. Geralmente, um ovo cozido é colocado no centro, mas em alguns casos isso pode não ocorrer.

O folar é associado à Páscoa, pois seu formato simboliza o ninho da nova vida, juntamente com os ovos que representam a fertilidade. Muitas vezes, ele é oferecido como um presente, para desejar boa sorte, bem como prosperidade a alguém. É uma tradição muito popular em Portugal e em outros países que celebram a Páscoa, como um saboroso símbolo de renovação e prosperidade.

Eu particularmente achei a idéia do ovo um tanto quanto exótica, sobretudo pelo fato do pão ser doce e não salgado, todavia nunca o experimentei, logo não posso expressar minha opinião.

E você? Já tinha ouvido falar desse pão antes?

Kolach – Leste Europeu

Antes de mais nada, a palavra kolache, pronunciada “koh-lah-shee”, é derivada da palavra tcheca kola, que significa “roda” ou “redondo”, referindo-se ao formato da massa. Um elemento básico da cultura tcheca, os kolaches se tornaram populares nos Estados Unidos na década de 1880, sobretudo quando milhares de tchecos imigraram para o Texas.

O preparo do kolach é uma tradição nas famílias tchecas, ele é um pão doce trançado com recheio de nozes, sementes de papoula ou frutas, originário do Leste Europeu, e frequentemente associado a celebrações religiosas, como o Natal e também a Páscoa.

Em Londres você encontra bastante deles, todavia eu não sabia da história até escrever esse artigo. A próxima vez que eu comer já terá um siginificado diferente.

Você já experimentou algum desses doces?

Veja também: As sobremesas mais famosas do mundo.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.