Você sabia que a palavra ganache é de origem francesa e significa tolo e desajeitado? Existe uma história bem interessante sobre o nome dado a esse creme de chocolate tão delicioso. Acredita-se que um aprendiz de cozinheiro derrubou acidentalmente leite quente em uma tigela de chocolate picado, o chef por sua vez ficou muito bravo e lhe chamou de ganache. Passado algum tempo, o chef resolveu provar a mistura e ficou maravilhado com o sabor, nomeando-a de ganache.
Eu fiz essa torta para o aniversário de uma amiga italiana que mora aqui em Londres, ela ama pistache e todos os convidados amarama torta! Inesperadamente teve gente de outra mesa pedindo para experimentar. E acreditem, foi a primeira vez que a fiz.
Ingredientes:
- 350g de biscoito calipso ou maizena
- 200g de manteiga sem sal
- 200ml de creme de leite fresco
- 300g de chocolate meio amargo picado
- 100g de pistache
Modo de Preparo:
ETAPA 1
Primeiramente coloque os biscoitos no mixer e bata até que vire uma farofa. Em uma tigela grande, misture os biscoitos triturados com ⅔ da manteiga derretida.
ETAPA 2
Em uma forma redonda com fundo removível de 22cm pressione essa farofa primeiramente nas laterais e depois no fundo.
ETAPA 3
Aqueça suavemente o creme juntamente com a manteiga restante em uma panela em fogo baixo até ficar um pouco abaixo do ponto de fervura. Logo depois, retire do fogo e adicione o chocolate, mexendo até derreter.
ETAPA 4
Deixe a mistura esfriar por 5 minutos, depois despeje sobre a base, posteriormente polvilhe a torta com pistaches e finalmente coloque na geladeira por 1 a 2 horas.
Gostou dessa receita? Compartilhe!
Veja também: Torta Crumble de Maçã
Siga-nos no Instagram