5 curiosidades da culinária da Turquia

“Pão Balão”

Esse pão turco chega à mesa quentinho e com essa aparência de balão. Na Turquia é conhecido como “lavas” e em inglês como “puff bread” ou “balloon bread”.

Eu estava muito curiosa para sentir o sabor daquele pão tão “chamativo” e com certeza foi uma experiência incrivel. Não somente pelo pão, mas também pelas guarnições com que ele é servido. Eu recomendo essa delícia de olhos fechados.

Você já viu algo semelhante? Compartilhe com a gente.

Simit” – O “Pretzel” da Turquia

As sementes de sésamo cobrem este maravilhoso pão, que ora é branco e fofo, ora escuro e duro. Os turcos o chamam de “Simit”, que significa salva-vidas, já que é vendido onde quer que você vá na Turquia, além disso tem um valor que cabe no bolso de qualquer um. Este pãozinho pode ser servido no café da manhã e para complementar o chá da tarde. Esta é realmente a comida das ruas de Istambul, portanto vale a pena experimentá-lo. Eu simplesmente amei esse pãozinho! Já ouviu falar nele? Comente abaixo.

Mısır” – O milho grelhado da Turquia

Uma das iguarias favoritas do turco é o milho em espiga ou “mısır”! É um lanche muito saudávele e além disso você pode comer em todos os bairros de Istambul, a espiga é grelhada e servida em um palito. Eu achei perfeito para um petisco antes de ir almoçar ou jantar, contudo não coma muito para não perder o apetite. O “mısır” mistura o autêntico sabor grelhado com o sabor original do milho, esse lanche é um dos mais procurados, principalmente durante a noite nas praças de Istambul. Você também gosta de milho assado? Compartilhe com a gente como você come o milho na sua cidade.

O Café Turco

O café turco é um método de preparo do café originário dos países do Oriente Médio e da Europa, incluindo Turquia, Irã e Grécia. É feito misturando grãos de café finamente moídos com água (e geralmente açúcar) e levando o líquido a um estágio espumoso logo abaixo da fervura.

Esse tipo de café é tradicionalmente preparado em uma panela chamada cezve – embora você possa fazê-lo em qualquer panela pequena. O café preparado dessa maneira tem uma concentração mais alta de cafeína do que outros métodos de preparo, pois a infusão fica em contato com o café moído por um período mais longo.

Embora muitas pessoas prefiram beber o café turco sem açúcar, é comum adicionar uma pequena quantidade de açúcar ou até mesmo especiarias como cardamomo ou canela durante o processo de preparo. O café turco oferece uma experiência única de sabor e aroma que pode ser apreciada de diversas maneiras de acordo com as preferências de cada pessoa. Isso torna a bebida muito importante para os amantes de café.

Confesso que prefiro nosso café brasileiro, entretanto adorei experimentar essa versão.

A especiaria cardamomo é outra adição comum ao café turco.

Comente abaixo se irá tentar essa receita.

Baklava – O tradicional doce da culinária da Turquia

Finalmente, eu vou falar dessa iguaria única. Esteja você querendo se mimar, terminar uma refeição em família sofisticada ou comemorar uma ocasião especial, não há nada como o baklava.

Afinal, o que é Baklava? Eles usam diferentes recheios, mas o mais comum é o pistache triturado.
Este seria o mais básico e icônico de todos os tipos de baklava, mas na verdade existem muitos outros baklavas com recheios diferentes, como combinações de nozes, avelãs ou frutas secas. É possível cortar a Baklava em diferentes formas e tamanhos, e até mesmo enrolá-la. Algumas podem ter recheio de creme bem como serem feitas com leite.
Embora existam muitos tipos de baklava, para não mencionar as muitas versões caseiras, algumas receitas infelizmente já não existem mais, como por exemplo asfeitas com pasta de feijão ou com melão ao invés de nozes. Esse, sem sombra de dúvida, foi o melhor doce que eu comi durante a minha viagem. Você já experimentou? Comente aqui e compartilhe sua experiência com a gente.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.