Conheça a Navaja: O marisco que só é encontrado nas águas da Galícia

Navaja

As águas da Galícia abrigam um molusco exclusivo chamado navaja, assim chamado por sua semelhança com uma navalha. Esse marisco é consumido quase que exclusivamente na Espanha, e é reconhecido por seu sabor único e textura firme, ao contrário da maioria dos outros mariscos. As navajas tem de 7 a 15 centímetros de comprimento e geralmente se caracterizam por cavar buracos verticais no fundo do mar, principalmente para ficarem enterradas na areia. Na Galícia, mais precisamente em Cambados, experimentamos um arroz com Navajas delicioso, foi amor à primeira vista. Não vemos a hora de voltar para nos deliciarmos com essa iguaria local novamente, afinal viajar é sobre experimentar coisas novas. E você? Arriscaria experimentar esse marisco?

Outro marisco da região da Galícia

Vieiras

Poucos mariscos são tão valorizados no mundo quanto a vieira. Este produto é abundante na parte oriental do Oceano Atlântico e especialmente na costa galega; um de seus muitos atrativos é o sabor doce e delicado da carne de seu único músculo. Eu, particularmente amo vieiras, sobretudo fresquinhas, vindas do mar à mesa, são irresistíveis. E você? Já experimentou?

Você sabia que vieira é o símbolo do peregrino para quem percorre o Caminho de Santiago? A razão desta tradição é que, sendo típico das costas de Santiago, os peregrinos costumavam levá-lo aos seus locais de origem como prova de que tinham chegado ao fim da viagem, afinal após tantos kilometros de caminhada vale a pena provar o mesmo. Além disso, a concha também era usada para beber água. Nunca fiz o caminho de Santiago, mas está em um plano futuro. Você gostaria de fazê-lo?

A vieira galega destaca-se das restantes por apresentar uma cor mais intensa, com tons violáceos, e porque a sua carapaça superior é quase plana e os seus bordos ondulados não coincidem com os da carapaça inferior. Os galegos também a utilizam na construção de casas como forma de isolamento. Veja a foto abaixo que tiramos enquanto estávamos no vilarejo de Cambados.

Trouxemos algumas conchas para Londres e decorei minha casa. Você pode usar de cinzeiro, porta sabonete ou apenas decorando sua casa.

Nos dias que passamos Cambados experimentamos vieiras feitas pela nossa anfitrã, e posso afirmar que foram as melhores que eu já comi na vida. Portanto, caso viaje para essa região não deixe de experimentar essa delícia.

O que você achou desse artigo? Comente abaixo e compartilhe sua experiência com a gente.

Veja também: 5 curiosidades da culinária da Turquia

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.