9 Dicas para temperar sua comida e garantir mais sabor

Nem de mais nem de menos. Temperar sua comida na medida certa irá trazer mais sabor para qualquer receita que tenha em mente. Você também pode experimentar novas combinações e se arriscar na criação de pratos únicos e deliciosos.

Encontre abaixo 9 dicas que podem te ajudar a criar pratos com muito mais sabor:

1 – Sal Fino e Sal Grosso

A utilização correta dos tipos de sal disponíveis na cozinha é fundamental para aprimorar o sabor dos alimentos. O sal de mesa, uma forma refinada de cloreto de sódio, é ideal para salgar alimentos durante as refeições ou cozinhar em pequenas quantidades. Já o sal grosso, uma forma menos refinada de sal, é indicado para cozinhar em grandes quantidades, como em salmouras ou para salgar carnes. Ambos os tipos de sal são compostos por cloreto de sódio, podendo ser utilizados de forma intercambiável. No entanto, é importante lembrar que o sal de mesa tem uma textura mais fina e dissolve-se mais rapidamente, enquanto o sal grosso é mais granulado e é mais adequado para uso em alimentos que precisam de uma salmoura ou que são cozidos lentamente.”

2 – Pimenta do Reino em pó ou moída

A escolha entre a pimenta do reino em pó ou a moída pode mudar completamente o sabor do seu prato. Recomenda-se que a pimenta do reino em pó seja utilizada em molhos e pratos que requerem temperos suaves, pois é capaz de temperar com pequenas quantidades. Por outro lado, a pimenta moída grosseiramente é ideal para refinar e aromatizar pratos que já estão na mesa ou para temperar proteínas, uma vez que seus sabores são menos picantes e não permeiam todo o prato. Portanto, para a maioria das preparações, a pimenta moída grossa é a escolha mais adequada para obter um sabor equilibrado e agradável.”

3 – Jogar os temperos deixando uma distância entre a panela e a sua mão

Além de parecer legal, ou até mesmo frescura, há realmente uma razão pela qual os chefs temperam a comida de um lugar tão alto. Isso ajuda a distribuir os temperos uniformemente e garante que você não tempere acidentalmente uma área e subestime outra. Isso é especialmente útil para alimentos como bifes, que se beneficiam de uma camada uniforme de tempero.

4 – Torrar especiarias para realçar o sabor

Torrar especiarias é uma técnica culinária que traz um sabor diferenciado aos pratos. Para realizá-la, primeiramente, é necessário escolher as especiarias que serão torradas, como cominho, coentro, canela, entre outras. Em seguida, é preciso aquecer uma frigideira em fogo médio e adicionar as especiarias na panela, sem adicionar óleo ou líquido.

Uma vez que as especiarias estiverem na panela, é importante mexer constantemente, a fim de tostá-las uniformemente e evitar que elas queimem. Conforme as especiarias começam a ficar mais escuras e a exalar um aroma mais intenso, é hora de retirá-las do fogo e deixá-las esfriar.

Você pode utilizar as especiarias torradas imediatamente ou armazená-las em um recipiente hermético, para uso posterior. Além de intensificar os sabores e aromas, a torra das especiarias também ajuda a quebrar as células das plantas, liberando seus óleos essenciais e tornando-as mais digestíveis.

Gostou da dica?

5 – Comidas frias precisam de mais tempero do que as quentes

Muitas pessoas acreditam que a comida quente possui um sabor mais agradável do que a comida fria. Por essa razão, ao se depararem com uma refeição fria, sentem a necessidade de compensar a falta de temperatura adicionando mais sabor aos alimentos. Nesse contexto, podemos observar que as saladas recebem muito mais tempero do que outros alimentos quentes.

Associado a um molho de qualidade, o sal pode realçar o sabor dos vegetais e proporcionar uma experiência gastronômica mais satisfatória. Com essa dica em mente, é possível transformar uma salada simples em um prato delicioso e nutritivo.

6 – Algumas comidas precisam de um pouco de açúcar

Fazer um molho marinara delicioso com tomates de qualidade inferior pode parecer uma tarefa difícil. No entanto, é possível contornar essa situação adicionando uma pitada de açúcar à receita. Esse ingrediente simples tem o poder de transformar o sabor dos tomates em algo semelhante ao de frutas maduras, proporcionando um resultado mais agradável ao paladar.

Além disso, o açúcar não é apenas útil para realçar o sabor dos tomates, mas também de outros alimentos salgados, como cenoura assada, beterraba e diversos tipos de tomate. Sua presença desempenha um papel importante no equilíbrio de sabores em muitos pratos. De maneira similar ao sal, o açúcar tem a capacidade de dar vida aos alimentos e torná-los ainda mais saborosos. Com essas informações em mente, é possível utilizar o açúcar de maneira estratégica na culinária, de forma a aprimorar o sabor de diversos pratos e conquistar o paladar dos seus convidados.

7 – Use ervas secas no começo do preparo e ervas frescas no final

Utilizar ervas secas na culinária, como em molhos, ensopados ou cozidos, é uma excelente forma de permitir que elas liberem gradualmente seus sabores, tornando cada prato mais saboroso e aromático. Em contraste, as ervas frescas já possuem um aroma intenso e, por isso, é recomendável não cozinhá-las por muito tempo. Por exemplo, você pode utilizar melhor o manjericão fresco in natura, seja misturando-o em massas ou adicionando-o em saladas, para preservar todo o seu sabor e aroma fresco.

8 – Tempere sua comida com algo ácido também

O uso de ingredientes ácidos como suco de limão, vinagre ou vinho pode adicionar um sabor único aos pratos, além de equilibrar e ressaltar outros sabores. Esses ingredientes podem ser utilizados em marinadas, molhos e temperos de saladas, entre outros. O suco de limão é ideal para temperar peixes, frango e saladas, enquanto o vinagre é um ingrediente comum em conservas, marinadas e molhos. Em contrapartida, o vinho pode ser utilizado para adicionar um sabor rico e complexo a pratos como carnes e molhos.

9 – Tempere suas proteínas algumas horas antes do preparo

Temperar a proteína algumas horas antes de cozinhá-la pode trazer uma série de benefícios para o sabor e textura da carne. O principal motivo para fazer isso é permitir que os temperos penetrem na carne, fazendo com que ela absorva melhor os sabores e fique mais saborosa.

Além disso, alguns temperos contêm enzimas que ajudam a quebrar as fibras da carne, tornando-a mais macia e suculenta. Ao marinar a carne por algumas horas, essas enzimas têm tempo suficiente para agir e deixar a carne mais tenra.

Outra vantagem de temperar a proteína com antecedência é que isso permite que o sal penetre na carne, ajudando a mantê-la mais suculenta durante o cozimento. Isso ocorre porque o sal ajuda a reter a umidade dentro da carne, evitando que ela resseque.

Gostou desse artigo? Tem mais dicas para compartilhar?

Veja também: Como escolher a massa certa para cada tipo de molho

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.